terça-feira, 7 de julho de 2015



facebook.com/curtaporto
O CURTA PORTO é um festival voltado para promoção do cinema brasileiro em quatro localidades que compõem o município do Ipojuca.

Nesta primeira edição exibiremos 30 curtas-metragens, nas mostras Competitivas Nacional, Pernambucana e Infantil, durante três dias na praia de Porto de Galinhas. Os filmes também serão exibidos em espaços públicos, em Ipojuca (sede), e nos distritos de Nossa Senhora do Ó e Camela.

A programação trará um bom panorama da recente produção de filmes do país, realizados a entre 2012 e 2015, que serão selecionados dentre os inscritos ou convidados pela equipe de curadoria. A curadoria levará em consideração a diversidade da população nativa do município, além da população flutuante de turistas e profissionais ligados à indústria.

Cada mostra competitiva será composta por dez filmes. Um recorte dessas mostras também será exibido em dez escolas, que também receberão oficinas de iniciação ao audiovisual e incentivo ao cineclubismo.

A programação, que também contempla debates com cineastas, será totalmente gratuita e aberta ao público.


VINCULAÇÃO COM A CULTURA E INCLUSÃO SOCIAL

Os festivais e mostras de cinema, crescentes em prestígio e número no Brasil, já alcançaram lugar de destaque e se transformaram em grandes vitrines do cinema nacional. Estes eventos vêm desempenhando um papel importantíssimo, uma vez que a cada ano arrebatam um número maior de espectadores. Além disso, revelam talentos locais, fomentam os debates, fóruns, mostras paralelas, oficinas e tantas outras atividades, sendo os grandes motores das produções locais e incentivadores de núcleos regionais, além de incentivar o turismo cultural e a inclusão social.

No Brasil as pessoas têm pouco acesso aos bens culturais e os festivais vem também para sanar esta lacuna. O CURTA PORTO o projeto também terá ação de inclusão social na medida em que levará para crianças e adolescentes de escolas públicas mostras seguidas de debates, beneficiando cerca de 600 crianças e adolescentes, que propiciarão uma reflexão sobre os temas abordados, além das oficinas de formação, que beneficiarão cerca de 75 pessoas.

O CURTA PORTO vem no sentido, de agregar valor cultural ao turismo, propiciando um ambiente lúdico para a troca de experiências entre população, visitantes, cineastas e produtores de vários estados do país.

0 comentários:

Translate

Siga-me!

Visitantes

Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Siga-me no Google+

Postagens populares

Minha lista de blogs